Robinson R22

- Fabricante: Robinson Helicopter
- Tripulação: 1 piloto e 1 passageiro
- Velocidade máxima: 180 km/h

O Robinson R22 é um pequeno helicóptero para duas pessoas e foi produzido pela companhia Robinson Helicopter, o R22 se tornou o helicóptero padrão para treinamento de pilotos. Como característica, possui uma alavanca de comando cíclico em forma de "Y", facilitando o acesso a cabine. Utiliza um motor de 4 cilindros horizontalmente opostos, movido à gasolina de aviação.

Segurança
Mesmo sendo um helicóptero de pequeno porte, o R-22 não perde na segurança. Não existe nada que possa diretamente causar um problema crítico ao vôo do helicóptero. Seguindo estritamente o manual, a aeronave de asas rotativas torna-se o meio de transporte mais seguro já inventado, perdendo apenas para os elevadores. Ao contrário do que muitos imaginam, o helicóptero pode planar após uma pane de motor. Essa manobra é chamada auto-rotação. O R-22 possui um sistema chamado Embreagem de Roda Livre, com a função de desconectar o motor do eixo de transmissão caso este gire mais devagar que os rotores. O mesmo ocorre em uma bicicleta, quando paramos de pedalar a catraca libera a roda para girar livremente em um sentido, mas se a mesma tentar girar no sentido oposto ou mais devagar que a catraca, esta irá travar e transferir a força aos pedais. Os 2 rotores são rigidamente conectados por um eixo de transmissão. Em caso de travamento do rotor de cauda por choque com algum objeto ou ave, o mesmo possui parafusos de cisalhamento, que se cortam e acabam por desconectar o rotor de cauda avariado do eixo de transmissão, deixando o rotor principal girar livremente. Após pane do rotor de cauda prossegue-se para o vôo em auto-rotação. O motor do R-22 possui sistema duplo de magnetos, totalmente independentes. Ambos são testados antes do vôo pelo piloto.

 

Robinson R44 RAVEN II

- Fabricante: Robinson Helicopter
- Tripulação: 1 piloto e 3 passageiro
- Velocidade máxima: 210 km/h

O Robinson R-44, é um helicóptero monomotor a pistão de pequeno porte projetado para transporte executivo, de passeio e de turismo, e para coberturas jornalísticas, projetado e fabricado em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Robinson Helicopter Company, que é atualmente um dos maiores fabricantes de helicópteros do mundo.

O pequeno Robinson R-44 é impulsionado por um motor a pistão Lycoming IO-540 e tem capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais.

A primeira versão do R-44, a mais simples, denominada R-44 Astro, foi lançada na década de 1990, e alguns anos depois foi lançada a versão melhorada R-44 Raven, com a introdução no projeto dos comandos de voo hidráulicos, reduzindo a necessidade de força do piloto para controlar a aeronave. A versão mais recente e moderna é a R-44 Raven II, lançada em 2003, com a introdução do sistema de injeção eletrônica de combustível no motor Lycoming, fabricado pela Textron.

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a pistão com capacidade para três passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa a pistão também com capacidade para transportar três passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo do mundo.

Na década de 1990, a Robinson Helicopter Company utilizou como base o pequeno modelo de helicóptero Robinson R-22 para dar origem ao Robinson R-44, com um grande número de mudanças que tornou o R-44 um modelo diferente de aeronave. O motor Lycoming IO-540 com injeção eletrônica do R-44 Raven II é cerca de 20 hp mais potente do que a versão Lycoming IO-540 com carburador do R-44 Astro e do R-44 Raven.

Desde sua criação na década de 1970, a Robinson Helicopter Company já fabricou mais de 10.000 unidades de helicópteros de diversos modelos, o R44 é o principal modelo de aeronave fabricado pela empresa, o mais vendido, com mais de 5.000 unidades fabricadas.

O custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a pistão é menor que o custo operacional por quilômetro voado de helicópteros monomotores a turbina.

 

Bell 206 Jet Ranger III

- Fabricante: Bell
- Tripulação: 1 piloto e 4 passageiro
- Velocidade máxima: 222 km/h

O Bell 206 Jet Ranger originou-se no início da década de 60 para participar de uma licitação do exército dos EUA para um helicóptero leve de observação.

Apesar de inicialmente perder o contrato, a aeronave entrou no mercado civil em 1967.

Posteriormente, acabou entrando em serviço no exército, na marinha e no corpo de fuzileiros americanos, onde obteve destaque como treinador e utilitário.

O desenho básico permaneceu o mesmo, mas a aeronave já sofreu atualizações como o 206B Jet Ranger II em 1971 e o 206B-3 JetRanger III em 1977, com um novo rotor de cauda e um motor mais potente.

 

Esquilo

- Fabricante: Helibrás
- Tripulação: 1 piloto e 5 passageiro
- Velocidade máxima: 245 km/h

O Eurocopter Ecureuil ou Esquilo é um helicóptero leve desenvolvido pela Aérospatiale, hoje Eurocopter. É montado no Brasil pela Helicópteros do Brasil S.A (Helibrás).

Segundo a Helibras a nacionalização é de 43%.

Representa grande parte do mercado brasileiro civil, mas também é o principal helicóptero operado por organizações policiais.

É usado pelas três forças armadas com funções variadas como treinamento, utilitário e ataque.

 

Agusta

- Fabricante: Agusta Westland
- Tripulação: 1 piloto e 6 passageiro
- Velocidade máxima: 285 km/h

Agusta (atualmente parte do grupo AgustaWestland) é uma empresa italiana montadora de helicópteros.

Tem sede em Varese, unidade de produção em Cascina Costa e é uma subsidiária da Finmeccanica.

Em julho de 2000 Finmeccanica e GKN plc decidiram fundir suas subsidiárias produtora de helicópteros (Agusta and GKN-Westland Helicopters), formando a AgustaWestland.

 

      

 

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